segunda-feira, 9 de julho de 2012

O que é memorial?

O Memorial se constitui em um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para fazer aflorar não só recordações/lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente.
A forma como encaramos certas situações e objetos está impregnada por nossas experiências passadas. Segundo Ecléa Bosi (1979), através da memória, não só o passado emerge, misturando-se com as percepções sobre o presente, como também desloca esse conjunto de impressões construídas pela interação do presente com o passado que passam a ocupar todo o espaço da consciência. O que a autora quer enfatizar é que não existe presente sem passado, ou seja, nossas visões e comportamentos estão marcados pela memória, por eventos e situações vividas. De acordo ainda com essa autora, o passado atua no presente de diversas formas. Uma delas, chamada de memória-hábito, está relacionada com o fato de construirmos e guardarmos esquemas de comportamento dos quais nos valemos muitas vezes na nossa ação cotidiana.
O Memorial é o resultado de uma narrativa da própria experiência retomada a partir dos fatos significativos que nos vêm à lembrança. Fazer um Memorial consiste, então, em um exercício sistemático de escrever a própria história, rever a própria trajetória de vida e aprofundar a reflexão sobre ela. Esse é um exercício de auto-conhecimento.

A expansão café no Brasil.

A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia Egito e da Europa. Em 1727, o sargento-mor Francisco de Melo Palheta, lançou-se numa missão para conseguir mudas de café. Para isso, fez uma viagem à Guiana Francesa e lá se aproximou da esposa do governador da capital Caiena. Conquistada sua confiança, conseguiu dela uma muda de café-arábico, que foi trazida clandestinamente para o Brasil. Das primeiras plantações na Região Norte, mais especificamente em Belém, as mudas foram usadas para plantios no Maranhão e na Bahia, na Região Nordeste. O cafeeiro não se adapta a regiões muito quentes ou muito frias.As condições ideais para o cultivo foram encontradas na região Centro-Sul do Brasil.O plantio sistemático da planta só se desenvolveu pelas regiões férteis do território fluminense, onde em 1760 eram cultivadas as primeiras remessas do produto. O terreno úmido e pantanoso da Baixada Fluminense era ricamente adaptado às exigências do novo gênero agrícola. A mão-de-obra inicial foi a do negro escravizado. No entanto, a dificuldade de obter mão-de-obra escrava, levou os cafeicultores a contratar trabalhadores imigrantes. A expansão do café levou os cafeicultores a introduzir inovações tecnicas nas fazendas, indusrtias, bancos, ferovias e melhorias urbanas, como iluminação, transporte público e calçamento de ruas.

Ações do dia-Poema do verbo

Acordei- Espreguiçei- Orei- Levantei- Ganhei- Banhei- Vesti- Saí- Andei- Cheguei- Estudei- Almoçei- Limpei- Ajudei- Descançei- "Tarefei"- Lanchei- "'Televisei"- "Computorizei"- Jantei- Beijei- Abracei- Orei- Dormi!- Verbo é a palavra que exprime ação,estado ou fenômeno da natureza.

Ter independência?!

Pergunte ao nosso povo o que é ter independência e receba uma lição que lhe que dá experiência. Participar, decidir, com firmeza e conciência, quem deve ou não dirigir, isso é ter independência. Seu povo forte e sadio, receber toda a assistência, não passar fome nem frio isso é ter independência. Ter direito a estudar morar com toda decência, ter terra para cultivar, isso é ter independência. Ter salário que garanta dos seus a sobrevivência, colher para si quando planta, isso é ter independência. Expressar tudo o que pensa, sem temer a consequência, seguir livre qualquer crença, isso é ter independência. Viver sempre em segurança, liberto da violência, dormir enquanto descansa, isso é ter independência. Mas a um povo que, oprimido, só vive na abstinência, eu pergunto entristecida: - Isso é ter independência?

Esquema da narrativa tradicional.

Situação inicial:relativa harmoniosa que existia antes de surgir a... ...complicação:momento de mudança que da origem a novas... ...açoes: que ocorrem em direção a um... ...clímax:momento de tenção máximo que leva ao... ...desfecho:situação final da história que propicio a... ...avaliação final:subtendida ou clara!

Resolução de equações do 1º grau com uma variável em Q.

Modo prática: ''passar'' um termo de uma equação de um membro para outro, troca-se o sinal desse termo.
Ex:
a)x-3=5
b)x+2=7 x=5+3 x=7-2 x=8 x=5

A arte da felicidade

        
            
"...para mim, não faz muita diferença se estou falando com um velho amigo ou com um novo porque sempre acredito que somos iguais: somos todos seres humanos. É claro que pode haver diferenças de formação cultural ou estilo de vida; pode haver diferenças quanto à nossa fé; ou podemos ser de uma cor diferente; mas somos seres humanos, constituídos do corpo humano e da mente humana. (...) Onde quer que eu conheça pessoas, sempre tenho a sensação de estar me encontrando com outro ser humano exatamente igual a mim. Creio ser muito mais fácil a comunicação com outros nesse nível. (...) Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar ideias e compartilhar experiências com facilidade."
  (Dalai Lama)

Para Refletir

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos."
                                                                                      Albert Einstein.

Tecnologias 2

Tecnologias...assim caminha a humanidade. A escola vive um momento de "limpeza", de reorganização curricular, pois o advento das tecnologias trouxe outros olhares para o ensino e a aprendizagem. Quadro e giz ainda não são coisas do passado, mas já estão quase lá. Novos tempos, novos alunos, novas metodologias e...consequentemente, para não dizer obrigatoriamente, novos professores estão "nascendo". Há uma necessidade de saber o que está acontecendo via internet, de interagir com esse novo mundo. Então, vamos à luta, não em busca do prejuízo, mas do lucro! Com certeza, juntar Educação e Tecnologias conscientemente resultará em sucesso.

Cuidado!

A acidentes; matar é um?

Problemas

"A solução dos problemas humanos terá que contar sempre com a literatura, a música, a pintura, enfim com as artes. O homem necessita de beleza como necessita do pão e de liberdade. As artes existirão enquanto o homem existir sobre a face da terra. A literatura será sempre uma arma do homem em sua caminhada pela terra, em sua busca de felicidade." (Jorge Amado)

VERBO LER

A definição do que lemos e como lemos é o propósito que o leitor possui ao realizar a leitura, assim como as possibilidades que o texto oferece ao leitor. Lembremo-nos de que a origem etimológica da palavra texto procede do latim e significa tecido. Assim, a tarefa do aluno/leitor com a leitura é tecer, isto é, encontrar nas rendas, nos crivos, nos espaços vazados do texto, possibilidades de preenchimento. O leitor atribui sentido ao texto a partir das relações que estabelece com ele. Pode-se interagir de diferentes modos com o texto em diferentes situações e momentos. Desse modo, o sentido que o leitor atribui ao texto, vai depender também das inúmeras experiências que a leitura poderá lhe oferecer. Solé (1998), destaca que haverá tantos objetivos quantos leitores:

Dois e dois: são quatro

Como dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena embora o pão seja caro e a liberdade pequena. Como teus olhos são claros e a tua pele, morena como é azul o oceano e a lagoa, serena como um tempo de alegria por trás do terror me acena e a noite carrega o dia no seu colo de açucena - sei que dois e dois são quatro sei que a vida vale a pena mesmo que o pão seja caro e a liberdade pequena. (Ferreira Gullar)

Reflexão

"A vida nos cobra tomar decisões constantemente. Cada escolha determina um fato no futuro. Cada fato, uma vivência inadiável. Cada experiência, uma mudança imposta. Escolher é fácil quando nossos sentimentos e ilusões não estão envolvidos. Somos livres para escolher nossas ações, mas prisioneiros de suas consequências. Todo momento é decisivo. Temos que decidir sempre entre o que é bom e o que é mau, entre nossas ambições desmedidas e nosso bom senso interior. Por isso, é preciso descobrir se teremos a coragem de ficar do lado de nossa alma ou se preferimos mentir para nós mesmos. Mas seja qual for a nossa escolha, lembremos de que nada fica sem resposta."

Nelson Mandela

"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos." "Não há caminho fácil para a Liberdade." "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação." "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre." "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."

Autenticidade

Ser autêntico na vida às vezes envolve dizer o que ninguém espera escutar.
     Existe uma história que ilustra bem essa questão. Pediu-se a alguns estudante que elegessem as sete maravilhas do mundo atual. Enquanto os votos eram apurados, a professora percebeu que uma jovem calada ainda não havia mostrado o que escrevera e por isso perguntou se ela estava com problemas para completar a lista.
     - Estou - respondeu. - Não consigo me decidir. São tantas! 
     - Bem, então leia o que já escreveu e talvez possamos ajudá-la - disse a professora.
     A menina hesitou antes de responder:
     - Acho que as Sete Maravilhas do  Mundo são: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar.
     A sala ficou em silêncio. A verdade é que nunca pensamos nessas coisas tão simples e corriqueiras como as maravilhas que verdadeiramente são.

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