Comunicação
Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação.
Um erro comum é o de emitir instruções por escrito e acreditar que sua interpretação será, assim, mais precisa e que não haverá possibilidade de problemas. Temos plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita como a de examinar o entendimento de instruções verbais.
As recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para a boa comunicação.
Linguagem corporal:
-Saber Ouvir - Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas, procurando vê-las de forma construtiva.
-Examine o ponto criticado - Seja humilde.Examine o ponto criticado.De boas ideias e. Ao receber críticas, extraia os aspectos desta.
-Evite termos técnicos - Não use gírias.Evite termos técnicos. Você pode estar falando com alguém que quer entender o que você está falando e não consegue, provavelmente na próxima vez ele não o procurará.
-Esclareça suas ideias - Esclareça suas ideias antes de transmiti-las.Que elas sejam precisas.
-Suas ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros.
-Que mensagem quero transmitir? - Trace qual é o objetivo da mensagem, oque realmente quer dizer.
-Verifique se foi entendido- Sempre verifique se você foi entendido.Pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu.
-Compartilhe - Compartilhe muita informação, isto trará ganhos para os envolvidos.
A maior parte das pessoas concorda que o melhor jeito de se comunicar é frente a frente.
Num processo de comunicação há um emissor, um receptor e, um meio, aonde a mensagem é dita, que pode ser verbal, corporal e escrito.
Cuidado: mesmo mensagens simples, em pequeno circuito, sofrem alterações.Quanto mais conscientes e atentos estivermos, agiremos de forma inteligente.
Comunicação Escrita
A inúmeras maneiras das pessoas se comunicarem de forma rápida e prática. Mas a principal dificuldade enfrentada não está em como utilizar a tecnologia. Seja um simples bilhete, um email, ou um documento oficial, o fato é que nem sempre a linguagem corresponde à formalidade ou informalidade do assunto.
Muitas vezes, acreditamos que a palavra não expressa suficientemente o que ela quer dizer, e o texto acaba reunindo uma fileira de palavras com mesmo sentido ou que não se relacionam entre si.
Habilidade de Ouvir
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-Ouvir Passivamente - este é o menor nível da habilidade de ouvir. Neste nível, nossa atenção está voltada principalmente para nós mesmos e não para a outra pessoa.
-Interrompendo - ouvindo só o suficiente para termos chance de falar.
-Ouvir Atentamente -
É nível mais alto desta habilidade. Neste nível, tentamos nos colocar
no lugar do outro
-Reconhecendo e respondendo - estimulando o outro acenando com a cabeça e fazendo pequenas observações.
-Colocando-nos no lugar do outro - tentando nos imaginar em uma situação parecida.
Ouvir atentamente ou escutar é privilégio de pouquíssimas pessoas.
-Hábitos - Estamos acostumados a interromper os outros, a tirar conclusões apressadas.
-Ambiente Físico -
Ruídos, desconforto físico, distrações visuais, fadiga ou falta de
privacidade, influenciam negativamente a capacidade de escutar.
-Timidez -
A pessoa tímida, preocupa-se mais com o que os outros
podem vir a pensar delas do que o que eles estão realmente dizendo ou
querendo dizer.