sexta-feira, 3 de agosto de 2012

vascão campeão

Tudo sobre vasco


Hino Oficial do Vasco da Gama



Vamos todos cantar de coração
A Cruz de Malta é o meu pendão
Tu tens o nome de um heróico português,
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez!
Tua imensa torcida é bem feliz
Norte e sul,
Norte e sul deste Brasil
Tua estrela, na terra a brilhar, ilumina o mar!
No atletismo és um braço;
No remo és imortal;
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!
No atletismo és um braço;
No remo és imortal;
No futebol és o traço de união Brasil-Portugal!

A arte da felicidade

"...para mim, não faz muita diferença se estou falando com um velho amigo ou com um novo porque sempre acredito que somos iguais: somos todos seres humanos. É claro que pode haver diferenças de formação cultural ou estilo de vida; pode haver diferenças quanto à nossa fé; ou podemos ser de uma cor diferente; mas somos seres humanos, constituídos do corpo humano e da mente humana. (...) Onde quer que eu conheça pessoas, sempre tenho a sensação de estar me encontrando com outro ser humano exatamente igual a mim. Creio ser muito mais fácil a comunicação com outros nesse nível. (...) Se conseguirmos deixar de lado as diferenças, creio que poderemos nos comunicar, trocar ideias e compartilhar experiências com facilidade."
                                                                  (Dalai Lama)

Estratégia

   Um senhor vivia sozinho em Minnesota.
     Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho pesado.
     Seu único filho, que ajudava nesta tarefa, estava na prisão.
     O homem escreveu a seguinte carta ao filho:
     - Querido filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio.
     - Mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois está na prisão. Com amor, seu pai.
     Pouco depois, seu pai recebeu o seguinte telegrama:
     - PELO AMOR DE DEUS, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos.
     Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo.
     Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
     Esta foi a resposta do filho ao pai:
     - Pode plantar seu jardim agora, amado pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento.
     
     Estratégia é tudo!!!
     Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem  impossíveis.
Auto desconhecido

Por que ler?

São objetivos da escola e das famílias em geral proporcionar às crianças o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade, capazes de intervir modificando a realidade, auto motivados e aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos, o que passa pela formação de leitores competentes.
É fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.
Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.
Pensadores como Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Assim, concluímos que o não desenvolvimento de bons leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.
No intuito de desenvolver, desde a mais tenra idade, o hábito e o prazer da leitura, desde a educação infantil devemos oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha”

Paroxítonas

Uma palavra diz-se proparoxítona quando tem o acento predominante, a sílaba tônica, na antepenúltima sílaba. Esdrúxula é sinónimo de proparoxítona.
Toda palavra proparoxítona é acentuada, mas nem toda palavra acentuada é proparoxítona.
Todas as palavras proparoxítonas não pronominalizadas levam acento.
As palavras que terminam nas sequências vocálicas postónicas:
-ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, -uo;
são designadas por "proparoxítonas aparentes". Por exemplo: "á-gua" ou "á-gu-a", na pronunciação.
Há ainda as chamadas "falsas esdrúxulas", palavras graves (paroxítonas) mas que de modo geral são pronunciadas como esdrúxulas, por exemplo: pudico, glicemia, rubrica.
Exemplos de esdrúxulas:
  • êxodo- ê xo do
  • lâmpada - lâm pa da
  • ácaro - á ca ro
  • informática - in for ti ca
  • relâmpago - re lâm pa go
  • último - úl ti mo
  • ética - é ti ca
  • rápido - pi do
  • gramática - gra ti ca
  • proparoxítona
  • esdrúxula

Mal ou Mau


Mal = contrário de Bem
Mau = contrário de Bom

As várias possibilidades do verbo olhar

  Reencontro e surpresa
          Olhei para o alto e vislumbrei entre as colinas o sol ardente. Por um breve momento, tive a sensação de estar na Bahia. Não. Era Marrocos mesmo!
Mirei novamente a colina e observei que entre os raios de sol havia um vulto. Tentei divisar entre os raios o que era aquilo, animal ou ser humano?
          O vulto veio descendo, descendo até chegar aos pés da última colina. Pude, então, distinguir que o vulto era de uma mulher. Aproximei-me mais e fiquei admirado com que vi. Era Laura. Ali. Silenciosa, meiga, esbelta e...sozinha. Sozinha?...Não! Laura não estava sozinha. Atrás dela avistei um outro vulto, pequeno, que me espiava. Cheguei mais perto e enxerguei naquele rostinho traços extremamente familiares. Meus Deus, sou eu! Não me contive e explodi de emoção:
         - Meu filho!

Bibliotecas...

"No Egito, as BIBLIOTECAS eram chamadas de TESOURO DOS REMÉDIOS DA ALMA, de fato, nelas cura-se a IGNORÂNCIA, a mais perigosa das enfermidades e a que dá origem a todas as outras!"
(Jacques Bénigne Bossuet)

Autenticidade

Ser autêntico na vida às vezes envolve dizer o que ninguém espera escutar.
     Existe uma história que ilustra bem essa questão. Pediu-se a alguns estudante que elegessem as sete maravilhas do mundo atual. Enquanto os votos eram apurados, a professora percebeu que uma jovem calada ainda não havia mostrado o que escrevera e por isso perguntou se ela estava com problemas para completar a lista.
     - Estou - respondeu. - Não consigo me decidir. São tantas! 
     - Bem, então leia o que já escreveu e talvez possamos ajudá-la - disse a professora.
     A menina hesitou antes de responder:
     - Acho que as Sete Maravilhas do  Mundo são: ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar.
     A sala ficou em silêncio. A verdade é que nunca pensamos nessas coisas tão simples e corriqueiras como as maravilhas que verdadeiramente são. 

Matemática

A aprendizagem da Matemática consiste em criar estratégias que possibilitam 
ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo 
a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar. Desse 
modo, supera o ensino baseado apenas em desenvolver habilidades, como calcular 
e resolver problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de exercícios.
A ação do professor é articular o processo pedagógico, a visão de mundo 
do aluno, suas opções diante da vida, da história e do cotidiano.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Integrantes da União Européia

A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria,Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

Classe gramaticais: Verbo

Palavra que expressa ação, estado ou fenômeno. É a classe gramatical mais rica em variação de formas, podendo mudar para exprimir modo, tempo pessoa, número e voz. No dicionário, são encontrados no modo infinitivo, que é, por assim dizer, o nome do verbo. Exemplos: Fugir, estar, chover.

Classe gramaticais: Adjetivo

Palavra que se relaciona com o substantivo para lhe atribuir uma qualidade. Exemplos: mulher linda, livro divertido.

Classe gramaticais: Adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros

Trata-se de palavra que pode ser classificada como adjetivo ou como substantivo e mantêm a mesma forma para os dois gêneros. Exemplos: Um jovem rebelde (neste caso, jovem é o substantivo e rebelde, sua qualidade, o adjetivo). Um rebelde jovem (neste caso, ocorre exatamente o contrário)

Lixo espacial

Reuters
A colisão entre um satélite russo e outro americano em meados de fevereiro reacendeu o debate sobre os riscos do acúmulo de lixo espacial para a humanidade. Desde o lançamento do Sputnik, o primeiro objeto a entrar em órbita, em 1957, a evolução tecnológica permitiu que naves, foguetes e outras centenas de satélites explorassem o espaço tranquilamente. Após perderem a utilidade, porém, esses objetos permaneceram no mesmo local e passaram do status de exploradores para o de poluidores espaciais. Atualmente, cerca de 17.000 destroços com mais de 10 centímetros giram em torno do Planeta Terra, provocando colisões e danificando naves (na imagem acima, uma montagem feita em computador mostra o acúmulo do lixo ao redor do planeta). Saiba as consequências disso e quais são as possíveis soluções para a realização de uma “faxina no espaço”.z

AFE

A Agência Ferroviária Europeia (sigla: AFE) é um organismo da União Europeia que trabalha sobre abordagens comuns que visam a segurança ferroviária e a criação de normas comuns para a interoperabilidade dos caminhos-de-ferro, a fim de abrir caminho a uma rede europeia plenamente integrada. A sua sede localiza-se em Lille/Valenciennes, na França.

1492: Colombo inicia a viagem do descobrimento

O navegador Cristóvão Colombo, morto há mais de 500 anos, ainda hoje é considerado um herói. E isso embora seu ato heróico tenha sido fruto de um engano. Ele nada sabia da existência do novo continente quando partiu rumo ao Ocidente em busca de uma nova rota marítima para a Índia. Até a morte, acreditou que encontrara tal rota.

Em 30 de abril de 1493, Colombo escreveu a seguinte carta ao tesoureiro real da Espanha: "Conseguimos o que nenhum outro mortal conseguiu até hoje. Por isso, agora, o rei e a rainha devem louvar e agradecer a Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos conduziu à vitória e nos presenteou com ricas dádivas".

Filho de um tecelão genovês, Cristóvão Colombo (1451–1506) tornou-se navegador por necessidade. Com a falência da empresa do pai, descobriu no comércio marítimo um novo meio de vida. Em 1477, estabeleceu-se em Lisboa, junto com o seu irmão Bartolomeu, que era cartógrafo. Seu destino era a Índia, a terra do ouro e das especiarias. Para chegar até lá, nessa época, era necessário contornar a África.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

copa de 2014

Opinião Sinaenco
Eventos alavancam infraestrutura
Sinaenco
Infraestrutura
Cobertura da Grêmio Arena avança
Infraestrutura

BRT Avenida Alberto Craveiro
BRT Avenida Alberto Craveiro
statusObra começou em março de 2012, com quatro meses de atraso

Arena Pernambuco
Arena Pernambuco
statusArquibancadas começaram a ser montadas em janeiro

Quadro de medalhas das olimpiadas de londres

 



1
China
13 6 4 23
2
Estados Unidos
9 8 7 24
3
França
4 3 4 11
4
Alemanha
3 4 1 8
5
Coreia do Sul
3 2 3 8
6
Coreia do Norte
3 0 1 4
7
Cazaquistão
3 0 0 3
8
Itália
2 4 2 8
9
Rússia
2 2 4 8
16
Brasil
1 1 1 3

Olimpiadas




terça-feira, 31 de julho de 2012

Nada na vida acontece por acaso

Espiritualmente Genial

cid:_2_082644A4082641E40037E12E83257728

cid:_2_08264730082641E40037E12E83257728


cid:_2_082649BC082641E40037E12E83257728
Senhor , está muito pesada, vou cortar um pedaço...


cid:_2_08264C6C082641E40037E12E83257728


cid:_2_08264EF8082641E40037E12E83257728

cid:_2_08265184082641E40037E12E83257728


cid:_2_08265410082641E40037E12E83257728
Senhor, cortarei um pedacinho mais...
Eu assim poderei carregá-la melhor...


cid:_2_082656D8082641E40037E12E83257728


cid:_2_08265964082641E40037E12E83257728
Senhor , muito obrigado....


cid:_2_08265C00082641E40037E12E83257728


cid:_2_08265E8C082641E40037E12E83257728

cid:_2_08266118082641E40037E12E83257728

Use sua cruz como ponte , atravesse e siga em frente....


cid:_2_08266410082641E40037E12E83257728
Ahhhhh! è muito pequena a minha cruz, eu não posso atravessar.....


cid:_2_082666D0082641E40037E12E83257728

Nada nesta vida é por acaso !
Muitas vezes, queremos nos livrar da "cruz" que nos é dada,
mas para tudo tem um 'para quê' e um 'por quê'...
Deus nunca nos manda algo que não possamos suportar...

E se formos abreviar estes caminhos, certamente teremos problemas !
Não é preciso dizer MAIS NADA
!


Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus

Uma vida não questionada não merece ser vivida

Platão

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Charles Chaplin

Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.

Platão

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

Há duas formas para viver a sua vida:

Fernando Pessoa

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Roberto Shinyashiki

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

Platão

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferenteCarlos Drummond de Andrade

Vida

É o amor existencial.
Razão
É o amor que pondera.
Estudo
É o amor que analisa.
Ciência
É o amor que investiga.
Filosofia
É o amor que pensa.
Religião
É o amor que busca a Deus.
Verdade
É o amor que eterniza.
Ideal
É o amor que se eleva.

É o amor que transcende.
Esperança
É o amor que sonha.
Caridade
É o amor que auxilia.
Fraternidade
É o amor que se expande.
Sacrifício
É o amor que se esforça.
Renúncia
É o amor que depura.
Simpatia
É o amor que sorri.
Trabalho
É o amor que constrói.
Indiferença
É o amor que se esconde.
Desespero
É o amor que se desgoverna.
Paixão
É o amor que se desequilibra.
Ciúme
É o amor que se desvaira.
Orgulho
É o amor que enlouquece.
Sensualismo
É o amor que se envenena.
Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do amor, não é senão o próprio amor que adoeceu gravemente.Francisco Cândido Xavier

É Proibido

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,

Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos

Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,

Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,

Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,

Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,

Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.Pablo Neruda

O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

(Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003)
Augusto Cury

Quem Sabe um Dia

Quem Sabe um Dia
Quem sabe um dia
Quem sabe um seremos
Quem sabe um viveremos
Quem sabe um morreremos!

Quem é que
Quem é macho
Quem é fêmea
Quem é humano, apenas!

Sabe amar
Sabe de mim e de si
Sabe de nós
Sabe ser um!

Um dia
Um mês
Um ano
Um(a) vida!

Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depoisMario Quintana

A Idade de Ser Feliz



Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
desconhecido

Páginas