domingo, 17 de junho de 2012

O que mais mata no mundo

Subalimentação, obesidade, sexo sem proteção, colesterol, hipertensão, tabagismo, alcoolismo, má qualidade da água, carência de ferro e inalação de fumaça: essas são as dez maiores causas de morte no mundo.
Esses dez fatores são responsáveis por mais de um terço das 56 milhões de mortes registradas no mundo a cada ano. Quem garante é a Organização Mundial de Saúde, que, em um relatório de mais de 200 páginas, aponta ainda uma série de divergências chocantes. Enqüanto há 170 milhões de crianças em nações pobres muito abaixo do peso - o que causa 3 milhões de mortes anuais -, existe mais de 1 bilhão de adultos acima do peso globalmente, pelo menos 300 milhões deles obesos.
O que mais impressiona é que a expectativa de vida no mundo poderia aumentar apenas com a adoção de ações marcadas pela sensatez. "Muitos desses fatores de risco podem ser revertidos rapidamente, e a maioria dos benefícios pode ocorrer em uma década", diz o relatório. "Os ganhos na expectativa de vida saudável podem aumentar em média 10 anos em países em desenvolvimento e em cinco anos em nações desenvolvidas."

Páginas