sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trânsito

Trânsito é a utilização das vias por veículos motorizados, veículos não motorizados, pedestres e animais, para fins de circulação, parada ou estacionamento. Leis de trânsito são as leis que regem o tráfego e regulamentam os veículos, enquanto que leis da estrada são tanto as leis quanto as regras informais que se desenvolveram ao longo do tempo para facilitar e ordenar o fluxo preciso do trânsito.
A gente passa horas, dias, meses falando sobre gentileza no trânsito: dar seta, dar passagem para os apressadinhos, não andar de farol alto por aí. Mas…Será que não estamos esquecendo de nada? E quem esta fora do carro, também não conta?
Claro que conta! Como já falamos em um post antigo, muitas situações que nem imaginamos, também podem ser consideradas trânsito. E os pedestres, apesar de não estarem dentro de um automóvel, estão andando na rua e convivendo lado a lado com os carros da cidade, tendo grande influência no trânsito como um todo. Mas será que eles também contribuem para um Trânsito + Gentil? Imagine só se todos os pedestres começassem a dar uma de rebeldes e atravessassem fora da faixa ou da passarela, andassem no meio da rua ao invés de usar a calçada, ignorassem a sinalização…Seria um deus nos acuda, não é mesmo? Tipo o caos que fica na 25 de março, em véspera de natal: aquele formigueiro de pessoas, todas desesperadas para conseguir chegar até a próxima loja, enquanto alguns carros tentam, sem muito sucesso, passar pela rua, onde devem circular.

Páginas